Luta Social na Formação de Professores de Línguas no Brasil: (re)Esperançar é Preciso!

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Prof.ª Leina Jucá

O Brasil tem atravessado, simultaneamente, diversas crises. Recentemente, atravessou a crise sanitária, causada pela Covid-19. Historicamente, tem lidado com crises relacionadas à política, à economia e à educação que, sujeita a investimentos cada vez menores, dificulta o acesso da população à educação gratuita e de qualidade para todos. Reunidas, essas crises se pautam em discursos sobre formas “únicas” e medidas “absolutamente necessárias” para a salvação da economia nacional. Explícito está, no entanto, o aumento do desemprego, da pobreza, da fome, da violência, do preconceito, da exclusão, asseverando as desigualdades sociais. Diante da falta de perspectivas positivas para o futuro e da desesperança do cidadão brasileiro comum, este projeto de pesquisa e de ação social se volta para a formação de professores de línguas e objetiva, por meio de pesquisa narrativa, investigar e tornar explícitas as relações entre língua(gem) e educação, história, cultura e sociedade e, a partir das várias lutas sociais travadas país afora, contribuir para a criação de expectativas positivas para os (futuros) professores no que se refere à capacidade transformadora da educação linguística, renovando suas esperanças de construção de um mundo melhor a partir de sua ação profissional.

  • Alessandra H. B. Fukumoto
  • Andrea Machado de Almeida Mattos
  • Erick Soares Drumond
  • Leonardo Ferreira da Silva.
  • Marcela Cristina Fideles Gonzaga
  • Rafael de Sousa Lopes Nascimento