O objetivo deste evento é apresentar os resultados do Projeto de Pesquisa Ressignificação de práticas pedagógicas: o desenvolvimento dos multiletramentos no contexto pós-pandêmico em escolas de Educação Básica de Minas Gerais, coordenado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e realizado de modo multicêntrico, com a colaboração da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
O projeto, motivado pelo questionamento a respeito de quais práticas pedagógicas podem ser concebidas/desenvolvidas para o aperfeiçoamento dos multiletramentos no contexto pós-pandêmico em escolas de Educação Básica de Minas Gerais, nas dimensões teóricas e práticas, propôs, de forma geral, à ressignificação dessas práticas.
As perspectivas teóricas que foram a base de referência contemplaram autores como Rojo (2012, 2015), Kleiman (2007, 2008) e Freire (1987, 1996), cujos pressupostos postulam a centralidade das multissemioses e o hibridismo cultural e composicional das práticas de linguagem na contemporaneidade, a visão das práticas linguísticas como práticas sociais, o desenvolvimento da autonomia de professores e a sistematização de intencionalidades pedagógicas para um exercício reflexivo acerca dos processos de ensino e de aprendizagem.
O desenvolvimento dos trabalhos foi dividido metodologicamente nas seguintes fases: pesquisa exploratória, explicativa, metodológica e aplicada, convergindo para o encontro entre Pesquisa, Extensão e Ensino. O público-alvo constituiu-se de escolas públicas de três regiões de Minas Gerais, considerando-se, para a seleção, as métricas das avaliações institucionais e as realidades escolares.
Buscou-se, de forma geral, com o trabalho desenvolvido, contribuir para a formação continuada dos professores de línguas envolvidos no projeto, com o desenvolvimento do desempenho dos alunos na apropriação dos (multi)letramentos, com a melhoria dos resultados por parte das escolas participantes nas avaliações de larga escala e com a sistematização de estratégias de aproximação universidade-escola de modo cada vez mais colaborativo.
Programação
20 de maio de 2025 – 19h a 21h
ENQUADRAMENTO CRÍTICO
Abertura: Apresentação do Projeto Ressignificação (Coordenadora Ada Brasileiro)
Apresentação das cidades participantes do projeto (Subcoordenadoras Ana Paula Bovo, Viviane Pimenta e Jaciluz Fonseca)
INSTRUÇÃO ABERTA
Conferência de Abertura: Multiletramentos e ensino de línguas: a prática pedagógica com gêneros multissemióticos, com a Profª. Drª. Helena Maria Ferreira –
Apresentação dos Materiais didáticos: elaborados em Mariana e Ouro Preto (Bolsistas Eduarda Oliveira, Fernanda Pinheiro e Júlio César Santos)
Roda de conversa
21 de maio de 2025 – 19h a 21h
INSTRUÇÃO ABERTA
Conferência de Encerramento: Multiletramentos e ensino de línguas: diálogos entre Educação Básica e Ensino Superior, com a Profª. Drª. Vanderlice dos Santos Andrade Sól
Apresentação dos Materiais didáticos: elaborados em Lavras e Passos (Bolsistas Ana Isabella Cardoso e Carlos Eduardo Pereira)
PRÁTICA TRANSFORMADA
Breve relato de experiência das professoras participantes no Projeto: Gabriele Flausino (Mariana); Gisane Costa (Ouro Preto); Ariane Borges (Lavras)
Roda de conversa
Encontro on-line Ressignificando práticas pedagógicas
Dias: 20 e 21 de maio de 2025
Horário: 19h a 21h
On-line: link do Google Meet será enviado por e-mail, para os/as inscritos/as
Inscrições gratuitas: SIG UFLA (acesse pelo QR-code ao lado)


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