I JOPLA 

Jornada de Língua Portuguesa como língua adicional

Práticas de ensino de língua portuguesa para surdos e estrangeiros





Apresentação:

Público-alvo: alunos e professores de graduação e pós-graduação da UFOP e de outras instituições.

Objetivo principal

Trazer visibilidade para as áreas de ensino de língua portuguesa para estrangeiros e para surdos como segunda língua (L2).

Objetivos secundários

  • Proporcionar uma discussão mais ampla sobre a formação de professores de língua portuguesa para surdos e para estrangeiros; 
  • Fortalecer a integração entre graduação e pós-graduação do Departamento de Letras e contribuir para a consolidação do programa de Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem do ICHS; 
  • Possibilitar a interação dos pesquisadores da UFOP com outros parceiros e instituições regionais;
  • Estimular a participação de alunos do PosLetras-UFOP em eventos científicos, com o oferecimento de minicursos e com comunicações em GTs.
  • Divulgar as pesquisas realizadas pelos participantes do evento;

Data: 28 de maio de 2025



GRUPOS DE TRABALHO – GTs

GT1: Português para Estrangeiros

A área de ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira /língua adicional está se expandindo com muita velocidade e várias pesquisas sobre assuntos diversos têm surgido seja em trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado. Esse aumento no interesse pelo PLE/PLA tem como consequência a produção de materiais de ensino que vão além do livro didático. As inovações tecnológicas abriram inúmeras possibilidades e vários materiais novos têm surgido relacionados ao ensino de línguas materna e estrangeiras. Assim, o objetivo deste GT é possibilitar a alunos, pesquisadores e professores uma oportunidade para compartilhar trabalhos relacionados à produção de materiais e recursos didáticos, assim como a trabalhos e pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira /língua adicional.  Este GT também possibilita a apresentação de trabalhos relacionados a políticas públicas de direito linguístico. O objetivo principal é que ao apresentar as pesquisas sobre ensino, aprendizagem, políticas públicas e produção de materiais, os professores / pesquisadores do século XXI desenvolvam habilidades que os ajudem a levantar reflexões a respeito da área de ensino e aprendizagem de PLE/PLA.

GT2: Português para Surdos

O processo de aquisição do português escrito pelo aluno surdo é complexo e motivo de preocupação entre os educadores da área. Muito se investiga quanto as estratégias e métodos de ensino de leitura e de escrita no processo de construção da LP na sua modalidade escrita. O surdo não percorre o mesmo caminho que uma criança ouvinte; isto é, não há uma relação entre a fala oral e a escrita. Quando a educação do surdo começa a ter foco em propostas pedagógicas vinculadas à condição da surdez; nota-se que, o ensino de LP modifica sua configuração, e passa-se a apresentar características culturais dos discentes surdos. Dessa forma, compreende o aprendizado da LP como uma segunda língua, defende o uso da LS como mediadora de acesso ao conhecimento e como base para o aprendizado de LP.  “A língua de sinais é o fio condutor de todo o processo pedagógico” (SILVA, 2008, p. 37).  O objetivo principal deste GT é abrir espaço para a discussão, possibilitar trocas e construir conhecimentos quanto a LP, como segunda língua para surdos. O espaço propõe acolher pesquisas que investigam o ensino e aprendizado de LP para surdos, produção de materiais didáticos de ensino de segunda língua, Libras como base de ensino de LP e entre outras pesquisas que tratam  do tema em questão.

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Inscrições para o JOPLA: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0SVRMn9XZJis-VzcWRK-jlUS5IY5M8tNxxjxvKwtWm2ejlg/viewform?usp=preview

Modelo para subimissão de resumos:

Programação

Credenciamento – 09h às 09h30m

Conferências de Abertura

9:30 – 10:00 – Professora Natália Moreira Tosatti (CETEF/MG)  –
http://lattes.cnpq.br/7001126143546699
PLA, PLE e PLAc: abrangências e especificidades no ensino de português para falantes de outras línguas

10:20 – 10:50 – Professora Eva dos Reis Araújo Barbosa (UFMG) –http://lattes.cnpq.br/2171435872395281
Ensino de português como segunda língua para surdos e Multimodalidade: por um ensino visual.

11:00 às 11:40 – Discussão e Bate Papo.

Intervalo para Almoço (12 às 13:30)

Minicursos

13:30 – 15:30 – Professora Eva dos Reis Araújo Barbosa (UFMG)

Título: Recursos multimodais para a produção de materiais didáticos de português como segunda língua para surdos

Sala: a definir

13:30 – 15:30 – Professora Natália Moreira Tosatti (CETEF/MG)

Planejamento e Criação de Materiais Didáticos para PLE

Sala: a definir

Intervalo (15:30 às 16:00)

Apresentação de Grupos de Trabalhos (GTs) – 16 às 17h30

GT1 – Português para estrangeiros

GT2 – Português para surdos

Encerramento 

Professora Idalena Oliveira Chaves (UFV) http://lattes.cnpq.br/6208438834313089

Título: Português como língua estrangeira: ensino, pesquisa e extensão

Professor Gabriel Couto (UFOP) http://lattes.cnpq.br/9250736966154131

Título: Relato de experiência no aprendizado de língua portuguesa escrita.


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