Jornada de Língua Portuguesa como língua adicional
Práticas de ensino de língua portuguesa para surdos e estrangeiros



Apresentação:
Público-alvo: alunos e professores de graduação e pós-graduação da UFOP e de outras instituições.
Objetivo principal:
Trazer visibilidade para as áreas de ensino de língua portuguesa para estrangeiros e para surdos como segunda língua (L2).
Objetivos secundários:
- Proporcionar uma discussão mais ampla sobre a formação de professores de língua portuguesa para surdos e para estrangeiros;
- Fortalecer a integração entre graduação e pós-graduação do Departamento de Letras e contribuir para a consolidação do programa de Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem do ICHS;
- Possibilitar a interação dos pesquisadores da UFOP com outros parceiros e instituições regionais;
- Estimular a participação de alunos do PosLetras-UFOP em eventos científicos, com o oferecimento de minicursos e com comunicações em GTs.
- Divulgar as pesquisas realizadas pelos participantes do evento;
Data: 28 de maio de 2025
GRUPOS DE TRABALHO – GTs
GT1: Português para Estrangeiros
A área de ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira /língua adicional está se expandindo com muita velocidade e várias pesquisas sobre assuntos diversos têm surgido seja em trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado. Esse aumento no interesse pelo PLE/PLA tem como consequência a produção de materiais de ensino que vão além do livro didático. As inovações tecnológicas abriram inúmeras possibilidades e vários materiais novos têm surgido relacionados ao ensino de línguas materna e estrangeiras. Assim, o objetivo deste GT é possibilitar a alunos, pesquisadores e professores uma oportunidade para compartilhar trabalhos relacionados à produção de materiais e recursos didáticos, assim como a trabalhos e pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira /língua adicional. Este GT também possibilita a apresentação de trabalhos relacionados a políticas públicas de direito linguístico. O objetivo principal é que ao apresentar as pesquisas sobre ensino, aprendizagem, políticas públicas e produção de materiais, os professores / pesquisadores do século XXI desenvolvam habilidades que os ajudem a levantar reflexões a respeito da área de ensino e aprendizagem de PLE/PLA.
GT2: Português para Surdos
O processo de aquisição do português escrito pelo aluno surdo é complexo e motivo de preocupação entre os educadores da área. Muito se investiga quanto as estratégias e métodos de ensino de leitura e de escrita no processo de construção da LP na sua modalidade escrita. O surdo não percorre o mesmo caminho que uma criança ouvinte; isto é, não há uma relação entre a fala oral e a escrita. Quando a educação do surdo começa a ter foco em propostas pedagógicas vinculadas à condição da surdez; nota-se que, o ensino de LP modifica sua configuração, e passa-se a apresentar características culturais dos discentes surdos. Dessa forma, compreende o aprendizado da LP como uma segunda língua, defende o uso da LS como mediadora de acesso ao conhecimento e como base para o aprendizado de LP. “A língua de sinais é o fio condutor de todo o processo pedagógico” (SILVA, 2008, p. 37). O objetivo principal deste GT é abrir espaço para a discussão, possibilitar trocas e construir conhecimentos quanto a LP, como segunda língua para surdos. O espaço propõe acolher pesquisas que investigam o ensino e aprendizado de LP para surdos, produção de materiais didáticos de ensino de segunda língua, Libras como base de ensino de LP e entre outras pesquisas que tratam do tema em questão.
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Inscrições para o JOPLA: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0SVRMn9XZJis-VzcWRK-jlUS5IY5M8tNxxjxvKwtWm2ejlg/viewform?usp=preview
Modelo para subimissão de resumos:
Programação
Credenciamento – 09h às 09h30m
Conferências de Abertura
9:30 – 10:00 – Professora Natália Moreira Tosatti (CETEF/MG) –
http://lattes.cnpq.br/7001126143546699
PLA, PLE e PLAc: abrangências e especificidades no ensino de português para falantes de outras línguas
10:20 – 10:50 – Professora Eva dos Reis Araújo Barbosa (UFMG) –http://lattes.cnpq.br/2171435872395281
Ensino de português como segunda língua para surdos e Multimodalidade: por um ensino visual.
11:00 às 11:40 – Discussão e Bate Papo.
Intervalo para Almoço (12 às 13:30)
Minicursos
13:30 – 15:30 – Professora Eva dos Reis Araújo Barbosa (UFMG)
Título: Recursos multimodais para a produção de materiais didáticos de português como segunda língua para surdos
Sala: a definir
13:30 – 15:30 – Professora Natália Moreira Tosatti (CETEF/MG)
Planejamento e Criação de Materiais Didáticos para PLE
Sala: a definir
Intervalo (15:30 às 16:00)
Apresentação de Grupos de Trabalhos (GTs) – 16 às 17h30
GT1 – Português para estrangeiros
GT2 – Português para surdos
Encerramento
Professora Idalena Oliveira Chaves (UFV) http://lattes.cnpq.br/6208438834313089
Título: Português como língua estrangeira: ensino, pesquisa e extensão
Professor Gabriel Couto (UFOP) – http://lattes.cnpq.br/9250736966154131
Título: Relato de experiência no aprendizado de língua portuguesa escrita.
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