A construção dialógica da identidade em entrevistas narrativas

CoordenadorSubcoordenador
Paulo Henrique Aguiar Mendes

Projeto de extensão que consiste na produção de entrevistas narrativas por parte de alunos de uma escola pública de Ouro Preto (entrevistadores) com representantes de moradores da cidade (entrevistados), que farão relatos de vida a partir de perguntas orientadas por tópicos guia. O planejamento, a realização e a gravação das entrevistas configuram um processo de construção dialógica intersubjetiva da identidade, o qual propicia a partilha da experiência e do conhecimento entre os sujeitos envolvidos na atividade em suas respectivas posições. Esse trabalho valoriza as imagens de si e do outro dos respectivos sujeitos, os seus conhecimentos, crenças e valores, viabilizando ainda uma (auto)reflexão e uma meta-reflexão acerca da própria atividade, as condições de produção, os processos e produtos. O resultado da atividade pode ser utilizado como banco de dados e instrumento de preservação da memória.

  • Marianna Ribeiro
  • alunos da Educação Básica de Ouro Preto.