Quem somos

Parte da equipe do LALIN - Jhuliane, Eliane, Viviane, Ada, Prazeres, Anelise, Rodrigo, Fernando, Paulo, Andreia, Rita e Rivânia - da direita para a esquerda
Parte da equipe do LALIN – Jhuliane, Eliane, Viviane, Ada, Prazeres, Anelise, Rodrigo, Fernando, Paulo, Andreia, Rita e Rivânia – da direita para a esquerda

O Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN), sediado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é um espaço institucional que se caracteriza por abrigar e promover iniciativas de pesquisa e extensão nas áreas do ensino e da aprendizagem de linguagens, congregando diferentes sujeitos e organizações tanto do meio acadêmico como das comunidades externas a ele.

O objetivo principal do LALIN é criar, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFOP, um espaço de convergência de ações e reflexões na área de conhecimento do ensino e da aprendizagem de linguagens.
Tomamos linguagens como formas de interações no sentido amplo, o que implica as várias línguas, tomadas como maternas ou estrangeiras; as línguas de sinais, como a LIBRAS; as formas de expressão artística; as especificidades discursivas de diferentes áreas de conhecimento, como as matemáticas, audiovisuais, musicais, midiáticas, entre outras possibilidades.

• desenvolvimento de pesquisa;
  • produção, testagem e publicação de material didático;
  • realização de fóruns de estudos e debates;
  • realização de oficinas de extensão;
  • simulação compartilhada de aulas;
  • realização de visitas técnicas;
  • organização de eventos de divulgação de trabalhos;
  • construção e manutenção de banco de dados e de acervos;
  • manutenção do site;
  • assessoria a grupos e a organizações particulares e estatais.

Conheça a equipe completa do LALIN, diversos professores doutores e pesquisadores fazem parte do nosso projeto!

Conheça a história do LALIN e a cronologia do projeto!

Conheça a coordenação do LALIN.

Você conhece a Fita de Möbius, inspiração da logo do LALIN? Se não, aprenda mais sobre nesta reportagem.